Solidariedade

Hora da comunidade ajudar

Asilo de Mendigos, que oferece seis refeições por dia para os idosos, teve baixa nas contribuições de alimentos e precisa de apoio da comunidade

Paulo Rossi -

O Asilo de Mendigos, entidade pelotense que é abrigo de baixo custo para a terceira idade, precisa de doações. Apesar de receberem auxílio de diversas instituições, os funcionários contam que o número de donativos tem diminuído nos últimos meses, comprometendo a qualidade da moradia. Hoje, com 85 idosos habitando o local, a necessidade maior é de alimentos para que as refeições do dia sejam garantidas a todos.

“O que cair na rede é peixe.” É o que diz a presidente da casa, Beatriz Rosa Xavier, a respeito do tipo de doações aceitas. Apesar de funcionar com pagamento dos próprios idosos, que contribuem com 70% da aposentadoria, o asilo tem muitas despesas com funcionários, de forma que sempre necessita de doações. São 45 entre enfermeiros, cuidadores, assistentes sociais, nutricionistas, serviço de alimentação e limpeza. Atualmente, a principal preocupação é com a alimentação; os idosos recebem um total de seis refeições por dia, onde cerca de 60 litros de leite são utilizados diariamente.

Segundo a presidente, alimentação, produtos de limpeza e fraldas são necessidades permanentes. Por isso, todo tipo de ajuda é aceita para que o Asilo possa oferecer uma moradia de qualidade. Apesar de sofrerem com a baixa dos recursos, a convivência entre os idosos não foi afetada e há muito companheirismo entre os moradores. Para uma delas, Arlinda Bendes Ferreira, de 77 anos, está tudo bem. “Vim pra cá porque quis e estou muito contente”, ela conta. Entre os motivos dessa alegria estão os grupos que visitam a casa frequentemente, oferecendo companhia e carinho.

A presidente conta que as ONGs, quando chegam lá, fazem muita festa. “São tantas que nem consigo nomear”, afirma. Recentemente, a Associação Comercial de Pelotas (ACP) doou uma televisão para a sala de recreação dos idosos, onde muitos passam boa parte do dia. Apesar disso, a dificuldade em garantir o estoque de alimentos é constante. Todo auxílio é sempre bem-vindo.

Como ajudar
As doações podem ser feitas diretamente no Asilo, parque Dom Antônio Zattera, 338.

São aceitos todos os tipos de alimentos, perecíveis ou não, fraldas geriátricas e materiais de limpeza.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Um atalho cheio de obstáculos Anterior

Um atalho cheio de obstáculos

Carga horária dos professores gera debate na UFPel Próximo

Carga horária dos professores gera debate na UFPel

Deixe seu comentário